Silvana Lima é uma surfista profissional brasileira que vem se destacando no mundo do surfe desde o início dos anos 2000. Patrocinada pelo Banco do Brasil, ela é uma das principais referências do surfe feminino brasileiro e mundial.
Nascida em 1984, na cidade de Paracuru, no Ceará, Silvana Lima cresceu em uma família de surfistas. Seu pai era pescador e a levava para as praias locais desde muito nova. Foi ali que ela começou a pegar suas primeiras ondas, ainda de prancha de isopor.
Com o passar dos anos, Silvana Lima foi aprimorando suas habilidades no surfe e, aos 14 anos, se mudou para Florianópolis, em Santa Catarina, para se dedicar ao esporte. Aos 17 anos, ela já era campeã brasileira de surfe amador e, em 2004, ingressou no circuito profissional.
Logo em seu primeiro ano no circuito mundial de surfe, Silvana Lima já mostrou seu potencial ao ficar em segundo lugar no campeonato de Sunset Beach, no Havaí. Desde então, ela vem colecionando bons resultados, tendo conquistado vitórias em eventos importantes, como o WQS de Haleiwa, também no Havaí, em 2009 e em 2016.
No entanto, a trajetória de Silvana Lima no surfe também foi marcada por alguns obstáculos. Em 2012, ela sofreu uma lesão no joelho que a afastou das competições por um tempo. Mas, mesmo com a lesão, ela conseguiu se classificar para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que foram adiados para 2021 devido à pandemia de Covid-19, onde chegou até as quartas de final, sendo eliminada da competição pela tetracampeã mundial Carissa Moore.
Além de sua habilidade no surfe, Silvana Lima também é conhecida por sua personalidade forte e carismática. Em 2019, ela foi convidada a participar do programa “Dancing Brasil”, da TV Record, onde mostrou seus talentos na dança.
Em Abril de 2023, Silvana Lima levou o ouro do surfe tradicional no Pan-Americano de Surfe – PASA Games 2023 disputado em Santa Catalina, Panamá.
Ao longo de sua carreira, Silvana Lima se tornou um exemplo de superação e dedicação ao surfe. Com sua determinação e talento, ela continua a inspirar jovens surfistas em todo o mundo, sendo uma das principais representantes do surfe feminino brasileiro.